>
Processos Trabalhistas: como evitar ações contra a sua empresa?

Processos Trabalhistas: como evitar ações contra a sua empresa?

Conhecer as normas trabalhistas vigentes é o primeiro passo. Saiba a melhor forma de se manter atualizado perante às mudanças na legislação.

O Relatório Geral da Justiça do Trabalho revelou que o saldo de processos trabalhistas ao final de 2021, acrescido aos recebidos em 2022, totalizou 5.112.052 processos a solucionar: 55% nas Varas do Trabalho, 27% nos Tribunais Regionais do Trabalho e 17% no Tribunal Superior do Trabalho.

Além de administrar equipes, organizar as despesas e criar estratégias para um negócio lucrativo, evitar custos com processos trabalhistas também faz parte (ou deveria) das preocupações da liderança corporativa.

Afinal, de acordo com o relatório, os valores pagos aos reclamantes totalizaram quase 39 bilhões de reais, sendo que 48% decorrentes de acordo, 39% de execução e 13% de pagamento espontâneo.

Como evitar processos trabalhistas?

Diversas empresas sofrem sérios danos financeiros decorrentes de ações trabalhistas movidas por seus ex-funcionários. A seguir, mencionamos algumas maneiras de se prevenir das ações trabalhistas:

1- Estabeleça políticas internas claras e contratos de trabalho bem elaborados para que o colaborador e empregador saibam claramente suas responsabilidades e direitos;

2- Saiba todos os acordos e convenções de trabalho firmados pelos sindicatos da área de atuação da empresa e da categoria que se enquadra o empresário;

3- Acesse o Nomos para ser alertado sempre que houver uma mudança na legislação trabalhista!

Somente nos primeiros dias deste mês, 8 iniciativas propõem mudanças na legislação trabalhista. Imagem: Nomos.

Rastrear manualmente as atualizações dessas propostas pode ser bastante demorado. Com a inteligência Nomos, você será alertado quando os projetos que você acompanha sofrerem modificações. Escolha a frequência e o canal de atualização para não ser surpreendido pelas mudanças legislativas.

Acompanhar a evolução das normas permite corrigir falhas e adotar medidas internas para adequação proativa antes que elas se tornem causas de processos trabalhistas. 

Prepare a sua empresa para garantir que suas políticas e práticas estejam de acordo com a legislação. Evite multas e processos trabalhistas. Conte com a Nomos para uma gestão regulatória eficiente!

autor

Layane Monteiro
Analista Política e Criadora de Conteúdo Nomos

Meet Other Mentors

Ver todas as publicações

Entendendo a MPV 1154/2023

O que é a Medida Provisória 1154/2023, quais são as principais mudanças na estrutura do governo e a repercussão de sua aprovação.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro #politica #economia

Regulação de Inteligência Artificial

Entenda como a Inteligência Artificial pode ser utilizada em Relações Governamentais.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro #InteligenciaArtificial #IA

Audiências Públicas: o que são, para o que servem e como participar?

Entenda o que são, quais são os objetivos e como fazer parte deste importante instrumento de democracia e participação popular.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro #politica

potencialize a gestão regulatória da sua empresa
Beforeyousine CTA decoration