>
Lobby e Relações Governamentais: parecidos, mas não iguais!

Lobby e Relações Governamentais: parecidos, mas não iguais!

Saiba mais sobre as atividades de Lobby e de Relações Governamentais.

Representar o povo, participar das atividades políticas do país e propor mudanças legislativas e/ou regulatórias são algumas das funções de deputados e senadores, entre outros diversos cargos políticos que conhecemos. 

O que muitas pessoas não sabem é que existem profissionais que “não são políticos”, mas que também desempenham um papel importante na política e no governo: os profissionais que atuam com Lobby e Relações Governamentais.

Estes profissionais influenciam na política defendendo interesses de sua organização ou cliente. Estabelecem comunicação com legisladores e outros tomadores de decisão, negociando com diversos stakeholders em reuniões, apresentações ou eventos governamentais. Porém, apesar de parecidas, Lobby e Relações Governamentais são atividades distintas:

Lobby

A palavra lobby, que tem origem na língua inglesa, significa salão de entrada, hall ou corredor - mas o que isso tem a ver com política?

Segundo alguns estudiosos, o termo começou a ser usado devido ao fato das articulações e “pressões” ocorrerem em lobbies de hotéis e nos corredores de prédios governamentais. Por esse motivo, as pessoas que trabalham nessa área são chamados de lobistas. 

Os lobistas trabalham para defender os interesses de seus clientes, apresentando argumentos, dados e informações que apoiem as posições desejadas. Seu principal objetivo é influenciar as políticas públicas, regulamentações e legislações de forma a promover os interesses de seu empregador ou cliente.

Em países como os Estados Unidos, por exemplo, o lobby é uma atividade legal e regulamentada, o que não é o caso do Brasil, onde a profissão costuma ser associada à uma prática negativa.

Por que o lobby não é bem visto no Brasil?

A atividade de lobby no Brasil é legal, porém não é regulamentada, mas não costuma ser bem vista no Brasil principalmente porque muitas vezes é associada à corrupção, pois algumas organizações ou grupos podem engajar em atividades ilícitas em troca de influência política - isso não é lobby, e sim, crime.

Relações Governamentais

Um profissional de relações governamentais, também conhecido como RIG, atua como um analista de políticas públicas, desempenhando um papel fundamental na interação entre organizações, empresas ou grupos de interesse e o governo. 

O RIG acompanha as atividades governamentais, como propostas legislativas e mudanças que possam afetar seus interesses. Analisa as políticas públicas em discussão e avalia o possível impacto sobre seus clientes, fornece orientações com base em sua análise, e auxilia na tomada de decisões estratégicas.

Além de manter-se informado sobre o que está acontecendo, é fundamental para o RIG estabelecer e manter relacionamentos com legisladores, funcionários do governo e outros influenciadores. Saiba mais neste post: #ProfissãoRIG: 3 características essenciais do profissional de RIG

Importante saber! Ambas as profissões são exercidas no Brasil há décadas, mas não há um marco legal ou legislação específica sobre elas. Cerca de 30 projetos foram apresentados ao Congresso Nacional ao longo dos anos para promover a regulamentação das atividades. O PL 1202/2007 é o projeto mais recente em tramitação, e aguarda a apreciação do Senado desde dezembro de 2022: o objetivo é assegurar mais transparência e equidade na relação e no exercício de influência legítima entre estes profissionais e as autoridades dos poderes públicos.

Saiba mais sobre o mundo das relações governamentais acessando os nossos conteúdos Nomos Explica. Fique por dentro de todas as mudanças no cenário político brasileiro e mantenha-se atualizado frente às mudanças legislativas e regulatórias que impactam o seu negócio. Acesse o Nomos e inicie o seu teste grátis!

autor

Layane Monteiro
Analista Política e Criadora de Conteúdo Nomos

Meet Other Mentors

Ver todas as publicações

Do Banco Central à Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA): o que é autonomia?

#NomosExplica o que é autonomia. Conheça os projetos de lei que regulamentam mudanças na gestão destas instituições.

Agenda Ambiental 2023

Entenda dois projetos em alta na pauta ambiental do Governo Federal: mercado de carbono e biocombustíveis.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro #politica #economia #meioambiente

Os desafios do Marco Legal do Saneamento

Entenda porque mesmo após três anos de aprovação no Congresso, 35 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à água tratada e quase 100 milhões não possuem rede de esgoto.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro

potencialize a gestão regulatória da sua empresa
Beforeyousine CTA decoration