>
A tecnologia como principal aliada

A tecnologia como principal aliada

Descubra como ferramentas tecnológicas podem contribuir para a tomada de decisão estratégica e redução de riscos regulatórios.

A complexidade do ambiente político e regulatório, que apresenta uma média de 700 mudanças legislativas diariamente nos Três Poderes, reforça a necessidade das empresas em encontrar formas mais eficientes de monitorar e influenciar as decisões do governo.

O setor de Relações Governamentais (RIG ou RELGOV) é um departamento estratégico nas empresas, responsável por acompanhar as legislações vigentes no setor, monitorar os desdobramentos de projetos em discussão, além de estabelecer e manter o diálogo com autoridades governamentais e reguladores. 

Além de algumas características que o profissional de RIG deve ter ou tentar aperfeiçoar, o uso de ferramentas tecnológicas torna-se essencial para potencializar a produtividade e o desempenho do setor, já que acompanhar essa grande quantidade de dados manualmente é uma tarefa árdua e demorada. 

A Inteligência Artificial pode ser utilizada em Relações Governamentais através das plataformas de monitoramento legislativo, Softwares de gestão de dados, dentre outras ferramentas que facilitam o acompanhamento, o armazenamento, a organização e a análise de grandes volumes de dados.

É importante destacar que as redes sociais influenciam na política e na tomada de decisões, pois assim como as “pessoas comuns”, os parlamentares também expressam opiniões no meio digital, além de utilizá-las como “termômetro” para a formulação de políticas públicas, a depender do engajamento da população sobre determinados temas.

A Câmara dos Deputados, o Senado Federal e diversos órgãos do Governo Federal, utilizam as redes sociais como ferramentas de comunicação, que, além da divulgação de ações relevantes, permitem a aproximação entre governo e população. 

A análise de cenários e a atuação de parlamentares, partidos políticos e organizações da sociedade civil, é fundamental para identificar tendências e oportunidades de influenciar a agenda pública. O uso de ferramentas tecnológicas é fundamental para o sucesso do setor de Relações Governamentais. 

Com tecnologia adequada, as empresas podem monitorar e influenciar a agenda pública de forma mais eficiente. Dessa forma, o setor de RIG pode aumentar sua produtividade, reduzir custos e tomar decisões mais informadas e estratégicas. 

O uso correto de ferramentas tecnológicas pode contribuir para a redução de riscos regulatórios e para a construção de uma estratégia eficiente frente às mudanças legislativas.

Garanta segurança para a sua empresa com uma ferramenta completa de inteligência em Relações Governamentais. Acesse o Nomos e inicie o seu teste grátis!

autor

Layane Monteiro
Analista Política e Criadora de Conteúdo Nomos

Meet Other Mentors

Ver todas as publicações

Afinal, o que é o Arcabouço Fiscal?

O Novo Marco Fiscal é uma das pautas mais comentadas nos últimos meses. Entenda o que é o chamado Arcabouço Fiscal e os impactos deste projeto aos cofres públicos.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro #reformatributaria #arcaboucofiscal

O que é o Remessa Conforme?

Programa do governo federal busca conter a sonegação tributária e zera o Imposto de Importação nas transações de até US$ 50.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro #politica #economia #legislacao #regulamentacao

Como funciona o Poder Executivo no Brasil?

#NomosExplica como funciona e quem faz parte de uma das principais estruturas do sistema político brasileiro.

potencialize a gestão regulatória da sua empresa
Beforeyousine CTA decoration