>
A tecnologia como principal aliada

A tecnologia como principal aliada

Descubra como ferramentas tecnológicas podem contribuir para a tomada de decisão estratégica e redução de riscos regulatórios.

A complexidade do ambiente político e regulatório, que apresenta uma média de 700 mudanças legislativas diariamente nos Três Poderes, reforça a necessidade das empresas em encontrar formas mais eficientes de monitorar e influenciar as decisões do governo.

O setor de Relações Governamentais (RIG ou RELGOV) é um departamento estratégico nas empresas, responsável por acompanhar as legislações vigentes no setor, monitorar os desdobramentos de projetos em discussão, além de estabelecer e manter o diálogo com autoridades governamentais e reguladores. 

Além de algumas características que o profissional de RIG deve ter ou tentar aperfeiçoar, o uso de ferramentas tecnológicas torna-se essencial para potencializar a produtividade e o desempenho do setor, já que acompanhar essa grande quantidade de dados manualmente é uma tarefa árdua e demorada. 

A Inteligência Artificial pode ser utilizada em Relações Governamentais através das plataformas de monitoramento legislativo, Softwares de gestão de dados, dentre outras ferramentas que facilitam o acompanhamento, o armazenamento, a organização e a análise de grandes volumes de dados.

É importante destacar que as redes sociais influenciam na política e na tomada de decisões, pois assim como as “pessoas comuns”, os parlamentares também expressam opiniões no meio digital, além de utilizá-las como “termômetro” para a formulação de políticas públicas, a depender do engajamento da população sobre determinados temas.

A Câmara dos Deputados, o Senado Federal e diversos órgãos do Governo Federal, utilizam as redes sociais como ferramentas de comunicação, que, além da divulgação de ações relevantes, permitem a aproximação entre governo e população. 

A análise de cenários e a atuação de parlamentares, partidos políticos e organizações da sociedade civil, é fundamental para identificar tendências e oportunidades de influenciar a agenda pública. O uso de ferramentas tecnológicas é fundamental para o sucesso do setor de Relações Governamentais. 

Com tecnologia adequada, as empresas podem monitorar e influenciar a agenda pública de forma mais eficiente. Dessa forma, o setor de RIG pode aumentar sua produtividade, reduzir custos e tomar decisões mais informadas e estratégicas. 

O uso correto de ferramentas tecnológicas pode contribuir para a redução de riscos regulatórios e para a construção de uma estratégia eficiente frente às mudanças legislativas.

Garanta segurança para a sua empresa com uma ferramenta completa de inteligência em Relações Governamentais. Acesse o Nomos e inicie o seu teste grátis!

autor

Layane Monteiro
Analista Política e Criadora de Conteúdo Nomos

Meet Other Mentors

Ver todas as publicações

Os desafios do Marco Legal do Saneamento

Entenda porque mesmo após três anos de aprovação no Congresso, 35 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à água tratada e quase 100 milhões não possuem rede de esgoto.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro

Gerenciamento de riscos na área da saúde

Saiba como realizar o monitoramento das normas que regulam o setor da saúde.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro #politica #saude #legislacao #regulamentacao

PL das Offshores e fundos exclusivos: o que muda?

Entenda neste artigo os projetos que propõem a taxação de ativos no exterior e são prioridades do governo para aumentar a arrecadação no próximo ano.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro #politica #economia #legislacao #regulamentacao

potencialize a gestão regulatória da sua empresa
Beforeyousine CTA decoration