Semana Intensa no Congresso Nacional
A semana no Congresso Nacional foi marcada por uma intensa movimentação, mesmo com o feriado de Corpus Christi na quinta-feira (30). Os parlamentares se ocuparam em uma série de atividades legislativas importantes, refletindo a urgência de várias pautas.
Entre os principais assuntos debatidos, destacam-se a análise de projetos de lei de grande impacto social e econômico. Confira os destaques da semana:
Lei do Petróleo
A Comissão de Minas e Energia da Câmara promoveu audiência pública sobre o projeto de lei que altera a Lei do Petróleo para um preço de referência para os royalties e participações especiais do petróleo e do gás natural. O PL 50/2024, propõe que a receita bruta da produção corresponda ao valor do volume total da produção fiscalizada, sem exceções. O Gerente Executivo de Reservatórios da Petrobras, Bruno Moczydlower, estimou uma perda de arrecadação de R$70 bilhões ao ano na arrecadação governamental, caso a alteração seja aprovada.
Reforma Tributária
A reforma tributária, por exemplo, foi tema de duas audiências públicas, com parlamentares e representantes de diversos setores da economia buscando preencher lacunas sobre a nova regulamentação. O GT formado para debater o PLP 68/2024, que institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS) tem 60 dias para apresentar suas contribuições. Leia mais em: Reforma Tributária: primeiro grupo de trabalho inicia atividades | Nomos (nomosapp.com.br)
Linha de financiamento para empresários e agricultores do RS
O governo federal anunciou nesta quarta-feira (29), linhas de financiamento para empresários do Rio Grande do Sul atingidos pelas fortes chuvas e enchentes que afetam o estado desde o início do mês. Um montante de até R$ 15 bilhões será disponibilizado para compra de máquinas, equipamentos e serviços, financiamento ao empreendimento e capital de giro.
Como se manter atualizado?
Em um país onde a atividade parlamentar é intensa e altamente dinâmica, como o Brasil, o monitoramento legislativo é uma necessidade estratégica para empresas que desejam atuar em defesa de seus interesses.
Nesse cenário, onde decisões políticas têm impactos diretos em vários setores, contar com ferramentas que facilitem o monitoramento das atividades do Congresso Nacional torna-se essencial.
A Nomos oferece a solução completa para que você se mantenha sempre atualizado sobre mudanças legislativas e regulatórias, garantindo que sua empresa esteja em conformidade e preparada para reagir rapidamente a novas exigências.
Com a Nomos, você consegue monitorar diversas bases de dados em um só lugar, tornando a sua gestão regulatória mais eficiente e produtiva.
- Diário Oficial da União
- Diários Oficiais Estaduais
- Projetos de Lei
- Notícias
- Agências Reguladoras
- Banco Central
- CVM
- Agendas, discursos e Tweets dos membros do legislativo
Esteja à frente das mudanças e proteja seus interesses em um ambiente político em constante evolução. Fale com um de nossos consultores e inicie o seu teste grátis!
autor
Meet Other Mentors
Ver todas as publicaçõesCriptomoedas: Banco Central será responsável por regular o setor
#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro #politica #economia #InteligenciaArtificial #IA #legislacao #regulamentacao #BancoCentral
Entendendo a PEC da Reforma Tributária
#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro #reformatributaria