>
Lula afirma: “Dificilmente nós chegaremos à meta zero”

Lula afirma: “Dificilmente nós chegaremos à meta zero”

Presidente Lula diz que meta fiscal em 2024 não deve ser zero e mercado reage.

O Arcabouço Fiscal, sancionado em agosto pelo presidente Lula (PT), tem como principal objetivo acertar as contas públicas do país e tem como uma das principais metas eliminar o déficit primário já em 2024. Entenda detalhadamente as mudanças aprovadas nesse post: Afinal, o que é o Arcabouço Fiscal? | Nomos.

Apesar de o projeto contemplar uma margem de tolerância de 0,25 ponto percentual do Produto Interno Bruto (PIB) para saldo positivo ou negativo, o presidente disse  nesta sexta-feira (27) que o Brasil poderá não alcançar o equilíbrio nas contas públicas em 2024:

“Tudo que a gente puder fazer para cumprir a meta fiscal a gente vai cumprir. O que eu posso dizer é que ela não precisa ser zero, o país não precisa disso. Eu não vou estabelecer uma meta fiscal que me obrigue a começar o ano fazendo corte de bilhões nas obras que são prioritárias para esse país. Eu acho que muitas vezes o mercado é ganancioso demais e fica cobrando uma meta que ele sabe que não vai ser cumprida”, declarou o presidente Lula.

A declaração do presidente vai na contramão do que tem defendido o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e pode representar impactos econômicos: o mercado reagiu à fala do presidente registrando a queda de 1,31% do Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira. Às 16h, o dólar registrou alta de 0,46%, ultrapassando os R$5,00.

Analistas afirmam que os efeitos são mais políticos no curto prazo, pois diminui a credibilidade das estratégias guiadas pelo ministro Haddad e cria um clima de desconforto, à medida que a autoridade máxima do país admite que a meta não é factível. Assim como outros parlamentares, os deputados federais Francisco Forte (UNIÃO-CE) e Pedro Paulo (PSD-RJ), comentaram sobre a situação em suas redes sociais:

Fonte: Nomos

A inteligência Nomos fornece as principais informações sobre cenário político brasileiro. Mantenha-se atualizado sobre projetos de lei, publicações de Diários Oficiais, notícias, redes sociais de parlamentares e normas de Agências Reguladoras que impactam o seu negócio. Clique aqui e inicie o seu teste grátis!

autor

Layane Monteiro
Analista Política e Criadora de Conteúdo Nomos

Meet Other Mentors

Ver todas as publicações

Por que acompanhar o Diário Oficial?

Entenda a importância de acompanhar o principal veículo de informações sobre ações do Governo Federal.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro

A tecnologia como principal aliada

Descubra como ferramentas tecnológicas podem contribuir para a tomada de decisão estratégica e redução de riscos regulatórios.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro #InteligenciaArtificial #IA

Calendário Legislativo

O Congresso Nacional retorna às suas atividades para o segundo semestre. Conheça os termos utilizados no calendário Legislativo.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro #politica

potencialize a gestão regulatória da sua empresa
Beforeyousine CTA decoration