>
Criptomoedas: Banco Central será responsável por regular o setor

Criptomoedas: Banco Central será responsável por regular o setor

68% das empresas que operam com ativos digitais no Brasil não possuem licença ou autorização.

Um levantamento da Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABcripto) divulgado na última sexta-feira (27) mostra que 68% das empresas que operam com ativos digitais no Brasil não possuem licença ou autorização para operação cedida por órgãos reguladores no país. 

O restante, 32% das empresas, possuem licenças disponibilizadas pelo Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários CVM, Superintendência de Seguros Privados, entre outras.

O Banco Central é o órgão responsável pela regulamentação das atividades relacionadas à criptoativos.

Com o objetivo de regular o mercado de criptomoedas, em junho deste ano foi publicado no Diário Oficial da União, o Decreto 11.563/2023 , que regulamenta a Lei 14.478/2022.

Entre os principais pontos, o texto inclui no Código Penal a punição contra fraudes e define regras para as exchanges (casas de negociação de criptomoedas, atuam como uma espécie de “corretoras de criptoativos”).

Decreto 11.563/2023. Imagem: Nomos

Ainda na sexta, a CVM informou que vai começar a se comunicar com empresas do setor de criptomoedas que potencialmente atuem com valores mobiliários (tipo de investimento que precisa de aval formal da CVM para oferta e comercialização). 

Parecer de Orientação CVM 40. Imagem: Nomos

O objetivo é identificar e coibir possíveis irregularidades. A ação deve ser iniciada em breve e será fundamental para atualizar a CVM a partir de informações coletadas diretamente dos participantes. Atualmente, apenas a B3 conta com uma licença do tipo.

“Estar perto e se comunicar de forma eficiente com agentes do mercado é uma das formas de assegurar a atuação correta e a segurança no mercado de capitais”. Afirma Vera Simões, superintendente de supervisão de riscos estratégicos da CVM.

Acompanhe todas as regulações de Criptoativos

Com a Nomos você pode ter uma visão completa de tudo o que impacta o seu negócio. Seja atualizado em tempo real sobre projetos de lei, normas do Banco Central e da CVM, publicações no Diário Oficial da União, Diário Oficial do Distrito Federal, e demais estados brasileiros.

Fique por dentro de todas as mudanças no cenário legislativo e regulatório, acompanhe notícias, discursos e redes sociais de parlamentares que atuam nos seus temas de interesse.

Esteja sempre um passo à frente na gestão regulatória do seu negócio com a Nomos. Fale com um de nossos especialistas e conheça a solução ideal para a sua empresa.

autor

Layane Monteiro
Analista Política e Criadora de Conteúdo Nomos

Meet Other Mentors

Ver todas as publicações

Gerenciamento de riscos na área da saúde

Saiba como realizar o monitoramento das normas que regulam o setor da saúde.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro #politica #saude #legislacao #regulamentacao

Carros mais baratos no segundo semestre de 2023?

Entenda a Medida Provisória anunciada pelo governo que promove descontos para aquisição de veículos novos.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro #politica #economia

Calendário Legislativo

O Congresso Nacional retorna às suas atividades para o segundo semestre. Conheça os termos utilizados no calendário Legislativo.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro #politica

potencialize a gestão regulatória da sua empresa
Beforeyousine CTA decoration