>
7 de Setembro

7 de Setembro

Saiba mais sobre o Dia da Independência do Brasil e as expectativas para o feriado nacional.

Nesta quinta-feira, dia 7 de setembro, é celebrada a Independência do Brasil, um dos feriados nacionais mais importantes para a história do país.

Relembrando a História

Oficializado em 1822 pelo então príncipe regente Dom Pedro, a data marca a separação do país ao Império de Portugal, consolidando a soberania política e nacional brasileira.

O desgaste nas relações entre os colonos e elite brasileira com Portugal se deu por vários motivos, como a vinda da Família Real ao Brasil, junto com a abertura dos portos (em 1808), a elevação do Brasil à condição de reino (em 1815), e a Revolução Liberal do Porto (em 1820).

Esses fatores contribuíram para uma tentativa de recolonização do Brasil, o que não foi aceito principalmente pela elite econômica brasileira. Após algumas tentativas de negociações entre os anos de 1820 e 1821, a situação se tornou insustentável.

Foi então que com muita resistência, em um processo não-pacífico, que no dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro proclamou a independência do Brasil às margens do Rio Ipiranga.

Portugal reconheceu a independência do Brasil apenas em 1824, após um acordo entre brasileiros e portugueses, mediado pela Inglaterra. A monarquia brasileira foi estabelecida e o príncipe regente Dom Pedro foi coroado como imperador do Brasil, sendo conhecido a partir desse momento como Dom Pedro I.

O Feriado

Por decreto federal em 1934, a data foi chamada de “Dia da Pátria”, mas o 7 de setembro só foi transformado em feriado nacional em 1949, durante o governo de Eurico Gaspar Dutra, o primeiro presidente do Brasil após a ditadura de Getúlio Vargas. 

A data costuma ser celebrada desde então em diversas cidades. O feriado nacional garante folga para a maioria dos trabalhadores brasileiros, e reduz o ritmo das atividades no Congresso Nacional: 

As CPIs das Americanas, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e a das fraudes em apostas esportivas estão previstas para serem encerradas na próxima semana. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem avisado aos congressistas que não vai prorrogar o funcionamento de nenhuma CPI.

Ainda em Brasília, serão realizados desfiles de membros das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), apresentação de escolas do Distrito Federal e de profissionais do Corpo De Bombeiros. As comemorações na Esplanada dos Ministérios começam às 9h e devem durar cerca de duas horas, com a presença do presidente Lula (PT).

Mercado Financeiro

No dia do feriado, os bancos não costumam funcionar e não há operações do mercado de capitais ou do Tesouro Direto na B3. As negociações e o registro de ativos na bolsa brasileira retomam o expediente normal na sexta (8), das 10h às 17h, para o pregão regular.

A Bolsa de Nova York (NYSE) e a Nasdaq operam normalmente na quinta-feira, 7 de setembro, com horário de funcionamento do pregão das 10h30 às 17h (horário de Brasília).

As bolsas europeias também funcionam normalmente no dia 7 de setembro, entre 3h da manhã e 12h30 (horário de Brasília), para todas as operações desses mercados.

Serviços

Devido ao feriado, é comum que as companhias de atividades não essenciais realizem atendimento apenas pela internet e call centers. Shoppings devem abrir nos horários habituais de domingos e feriados, das 12h às 20h, com as praças de alimentação funcionando das 11h às 21h. O transporte público também costuma funcionar com as tabelas de horários diferenciados, e não deve ter rodízio de carros. Confira a programação de sua cidade.


Fique por dentro de todas as mudanças no cenário político brasileiro. Mantenha-se atualizado sobre eventos, discursos e votações do Governo Federal. Acesse o Nomos e inicie o seu teste grátis!

autor

Layane Monteiro
Analista Política e Criadora de Conteúdo Nomos

Meet Other Mentors

Ver todas as publicações

'Conversa com o Presidente': Maior visibilidade de Lula nas redes sociais

O Presidente Lula faz sua primeira transmissão ao vivo no quadro 'Conversa com o Presidente'.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro #politica #economia #PresidenteLula

A tecnologia como principal aliada

Descubra como ferramentas tecnológicas podem contribuir para a tomada de decisão estratégica e redução de riscos regulatórios.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro #InteligenciaArtificial #IA

As expectativas para o novo PAC

Veja as expectativas e os desafios de implementação do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro #politica #economia #industria

potencialize a gestão regulatória da sua empresa
Beforeyousine CTA decoration