>
Os impactos das medidas governamentais na indústria brasileira

Os impactos das medidas governamentais na indústria brasileira

Nova queda no Índice de Confiança da Indústria (ICI) no mês de outubro reflete pessimismo em relação aos próximos meses.

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 0,2 ponto em outubro, marcando 90,8 pontos.

(Fonte: Confiança da indústria cai em outubro ao nível mais baixo desde agosto de 2020 - InfoMoney)

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) avalia a percepção dos empresários sobre a situação atual e futura do setor industrial, e é calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Este índice varia de 0 a 200 pontos e em resumo, quando está acima de 100 pontos, significa que a maioria dos empresários está otimista em relação ao setor industrial. Quando está abaixo de 100, a maioria está pessimista.

Como as medidas governamentais impactam a indústria brasileira?

Apesar de não ser uma medida perfeita, pois pode ser influenciado por fatores externos, como mudanças na política econômica ou na conjuntura internacional, o ICI pode ser utilizado como um indicador antecedente da atividade econômica, já que a confiança dos empresários pode influenciar suas decisões de investimento e produção.

Em nota, o economista do FGV/Ibre, Stéfano Pacini, explica que o efeito do início do ciclo de quedas na taxa de juros e das medidas governamentais com o intuito de reduzir o endividamento ainda não surtiram efeito na demanda por bens industriais e isso tem limitado a recuperação da confiança do setor.

“A maioria dos segmentos reduz sua projeção de produção, dado o nível elevado dos estoques e o fraco nível de demanda. Apesar da melhora do cenário macroeconômico, as taxas de juros e o endividamento ainda se mantêm em patamares elevados, fatores que dificultam o reaquecimento da demanda”, explicou Pacini.

Impacto nos investimentos

Para os investidores, a consistente queda no índice de confiança da indústria pode ter implicações importantes. Os resultados negativos indicam pessimismo por parte dos empresários, o que pode levar a uma diminuição na produção, cortes de gastos e demissões. 

Isso significa que as empresas poderão enfrentar dificuldades para expandir seus negócios, e por isso, é fundamental monitorar de perto o cenário econômico e as tendências do setor industrial nos próximos meses.

Como se antecipar aos riscos e impactos no setor da indústria?

Compreender as tendências do ICI e das mudanças legislativas no setor industrial podem ajudar na tomada de decisões estratégicas. Estar atento ao cenário político e econômico e às mudanças regulatórias é fundamental para identificar oportunidades de investimentos ou reconhecer o momento de reduzir custos.

A Nomos é uma plataforma completa para gestão e monitoramento de riscos regulatórios. Saiba em tempo real quando uma mudança regulatória poderá impactar o seu negócio.

Receba alertas em tempo real via WhatsApp sempre que novos dados regulatórios relacionados ao setor que você acompanha forem encontrados.

Mantenha-se atualizado e esteja sempre um passo à frente na gestão regulatória do seu negócio. Conheça o Nomos Alerta e inicie o seu teste grátis!

autor

Layane Monteiro
Analista Política e Criadora de Conteúdo Nomos

Meet Other Mentors

Ver todas as publicações

'Conversa com o Presidente': Maior visibilidade de Lula nas redes sociais

O Presidente Lula faz sua primeira transmissão ao vivo no quadro 'Conversa com o Presidente'.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro #politica #economia #PresidenteLula

Regulação de Inteligência Artificial

Entenda como a Inteligência Artificial pode ser utilizada em Relações Governamentais.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro #InteligenciaArtificial #IA

Lula afirma: “Dificilmente nós chegaremos à meta zero”

Presidente Lula diz que meta fiscal em 2024 não deve ser zero e mercado reage.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro #politica #economia #reformatributaria #arcaboucofiscal #PresidenteLula

potencialize a gestão regulatória da sua empresa
Beforeyousine CTA decoration