>
Direito e Tecnologia: O impacto das novas tecnologias no setor jurídico

Direito e Tecnologia: O impacto das novas tecnologias no setor jurídico

Estudo mostra que advogados estão abertos ao uso de tecnologias.

O uso de tecnologias está moldando o futuro das organizações, tornando-as mais ágeis e adaptáveis às demandas do mercado. Empresas em todo o mundo estão adotando ferramentas e soluções tecnológicas para melhorar a eficiência, a produtividade e a colaboração entre seus funcionários.

No setor jurídico, não poderia ser diferente: uma pesquisa da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), com dados coletados entre agosto e setembro de 2021, revelou que advogados e escritórios de advocacia têm aderido ao uso de novas tecnologias no setor.

“Vivemos a época de ouro da advocacia com oportunidades para todos os perfis. Fechar os olhos para a inovação é decretar a morte de uma advocacia que pode resgatar o ser humano como centro de todo processo jurídico”, diz em comunicado Daniel Marques, presidente da AB2L.

A pesquisa da AB2L perguntou aos advogados sobre o impacto das novas tecnologias no Direito, e 85,36% disseram que elas ajudam. Quanto ao uso de serviços jurídicos automatizados que usam inteligência artificial, 58,2% dos advogados disseram que certamente usariam e 34,9% responderam que talvez usariam.

A complexidade do ambiente político e regulatório, que apresenta uma média de 700 mudanças legislativas diariamente nos Três Poderes, reforça a necessidade das empresas em encontrar formas mais eficientes de monitorar e influenciar as decisões do governo.

A evolução da tecnologia no Direito

O final da década de 1960 e início da década de 1970, foi marcado com a introdução de tecnologias básicas como a digitalização de documentos e a criação de bancos de dados eletrônicos.

As funções de armazenamento e organização de informações evoluíram ao longo da década de 1980 e 1990, com o desenvolvimento de softwares jurídicos e automação de processos, que facilitavam a gestão de documentos e petições.

Atualmente, o uso da tecnologia no Direito é marcado pela utilização de ferramentas avançadas, como softwares que utilizam inteligência artificial, para a automação de processos mais complexos.

A Nomos revoluciona a prática jurídica ao oferecer acesso rápido e eficiente a informações regulatórias.

Com um volume tão alto de informações, a automação proporcionada pela Nomos não só aumenta a produtividade, como também simplifica tarefas rotineiras na advocacia, como a pesquisa e análise de dados, permitindo que advogados foquem no que realmente importa: a defesa dos interesses de seus clientes.

Eliminando a necessidade de lidar manualmente com dados, a pesquisa e análise de projetos de lei e documentos oficiais ficará muito mais rápida e eficiente.

Fique atento às normas estaduais que impactam o seu negócio. Acompanhe as mudanças legislativas e regulatórias em nível nacional e estadual! Converse com um de nossos consultores e conheça nossas soluções gratuitamente.

autor

Layane Monteiro
Analista Política e Criadora de Conteúdo Nomos

Meet Other Mentors

Ver todas as publicações

Estratégias para se Antecipar aos Impactos e Riscos Regulatórios do Mercado Financeiro

As mudanças no ambiente regulatório são frequentes, complexas e podem gerar graves consequências. Neste artigo nós vamos te orientar sobre como sua empresa pode se manter atualizada e se antecipar aos riscos e impactos regulatórios.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro #politica #economia #mercadofinanceiro

Os desafios do Marco Legal do Saneamento

Entenda porque mesmo após três anos de aprovação no Congresso, 35 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à água tratada e quase 100 milhões não possuem rede de esgoto.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro

#NomosNaMídia: Geopolítica 2024

Em 07 de dezembro de 2023, nosso Webinar exclusivo sobre Geopolítica apontou os desafios da política internacional e seus impactos para os principais setores econômicos do Brasil.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro #politica #economia #arkoadvice

potencialize a gestão regulatória da sua empresa
Beforeyousine CTA decoration