>
A Política Nacional de Cultura Exportadora

A Política Nacional de Cultura Exportadora

Entenda como as Pequenas e Médias Empresas podem ser impactadas.

A Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) foi lançada pelo Governo Federal ontem, dia 4 de setembro, em Brasília. O anúncio foi feito pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin.

A PNCE pretende difundir a cultura exportadora, apoiar o ingresso e a permanência de empresas no mercado externo, e proporcionar maior coordenação entre órgãos envolvidos na promoção do comércio exterior.

As pequenas e médias empresas (PMEs) representam 40% das empresas existentes no país, porém, um estudo realizado pela Secretaria de Comércio Exterior revela que apenas 1% das empresas brasileiras exportam (cerca de 25 mil empresas).

Ainda de acordo com o estudo, a probabilidade das empresas exportarem em 10 anos desde a sua abertura é de apenas 1%, e quando acessam o mercado externo, a chance de continuar exportando após um ano de atividades, é de 65%.

O DECRETO Nº 11.593 DE 10 DE JULHO DE 2023 busca aprimorar as políticas públicas do setor de comércio exterior, desenvolver e fortalecer programas, projetos e ações inclusivas para maior inserção de empresas no comércio exterior brasileiro. 

Por que instituir uma política sobre Exportação?

O comércio com outros países é uma das principais fontes de renda e um importante índice para medir a força da economia. Em 2021, exportações e importações corresponderam a 39% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil.

Desde o ano de 2012, existe o Plano Nacional da Cultura Exportadora, como uma rede informal para o apoio às ações de disseminação da cultura exportadora, composta por entidades públicas e privadas (em nível nacional e estadual).

A institucionalização desta política via Decreto agora em 2023, tem o intuito de executar as atividades de forma harmônica e encadeadas, evitando duplicidades, sombreamentos e possíveis lacunas.  

O Comitê Nacional para a Promoção da Cultura Exportadora, responsável pela execução da PNCE e traz como integrantes:

- Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que exerce a presidência; 

- Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); 

- Ministério das Relações Exteriores (MRE); 

- Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); 

- Sebrae; e 

- ApexBrasil

Por que é importante saber sobre isso?

Estar por dentro de iniciativas e participar de processos decisórios que afetam o ambiente de seus negócios é fundamental para uma gestão regulatória eficiente:

- Entender sobre políticas públicas e de incentivo à exportação pode ser uma oportunidade para a sua empresa crescer. 

- Conhecer os planos de ação dos projetos garante que o seu negócio esteja preparado para possíveis mudanças regulatórias.

- Identificar os Stakeholders relevantes para o seu setor de atuação contribui para uma participação ativa em relações governamentais, atuando de forma estratégica na defesa de seus interesses.

Conte com o Nomos para te auxiliar a identificar oportunidades e mitigar riscos regulatórios. Acesse agora mesmo e inicie seu teste grátis!

autor

Layane Monteiro
Analista Política e Criadora de Conteúdo Nomos

Meet Other Mentors

Ver todas as publicações

Os desafios do Marco Legal do Saneamento

Entenda porque mesmo após três anos de aprovação no Congresso, 35 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à água tratada e quase 100 milhões não possuem rede de esgoto.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro

Programa Mover e “Taxa das blusinhas”: o que muda?

O Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) propõe incentivos para veículos sustentáveis e cria imposto sobre compras internacionais online a partir de 1º de agosto deste ano.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro #politica #economia #industria #meioambiente #legislacao #regulamentacao

Os desafios da gestão de riscos regulatórios

Acompanhar a velocidade das transformações digitais e de outras mudanças está entre os principais desafios de 89% das empresas brasileiras.

#PoliticasPublicas #RiscosRegulatorios #RelacoesGovernamentais #rig #relgov #governofederal #governobrasileiro

potencialize a gestão regulatória da sua empresa
Beforeyousine CTA decoration